Toda vez que preparamos presentes para alguém, sempre tentamos embalá-los da maneira mais bonita possível. Mas já ouviu falar do método Furoshiki?
São utilizados metros de papel de embrulho especial, várias fitas, laços e flores. Muitas vezes, essa embalagem de designer custa mais do que o próprio presente.
Mas o mais ofensivo é que, depois de abrir o presente, toda essa beleza é enviada para a lixeira, e é um insulto tanto para quem dá o presente quanto para quem recebe.
Para quebrar o círculo vicioso de gastos sem sentido que só trazem frustração para todos, sugerimos recorrer à experiência dos japoneses, famosos por sua prudência em relação aos recursos naturais.
Há uma forte crença na cultura japonesa de que tudo tem valor e não deve ser desperdiçado. Um exemplo disso é o furoshiki, uma maneira tradicional japonesa de embrulhar presentes que usa tecido.
Método Furoshiki
Furoshiki é um pedaço quadrado de pano que é usado para embrulhar. Mas, na verdade, furoshiki é mais do que apenas embrulho de presente.
Esta é uma ótima maneira de transportar coisas sem o uso de plástico descartável (sacos, sacolas, pacotes).
No Japão, o furoshiki também é uma maneira popular de embalar seu almoço! Mas como estamos mais interessados em embrulhos bonitos para presentes, falaremos sobre eles.
Furoshiki é simples e lindo! Se você quiser torná-lo especialmente festivo, basta adicionar um brinquedo de feltro, um cartão postal em miniatura, um raminho de alecrim ou eucalipto.
A propósito, existem muitos estilos diferentes de amarrar o furoshiki, tornando possível embrulhar presentes de todas as formas e tamanhos.
Para fixar melhor o tecido, é possível usar uma fita, barbante ou um pedaço de linha – isso, no entanto, não se aplica ao método tradicional, mas dá mais espaço para a imaginação.
Como escolher o tecido certo para a embalagem
- O tecido deve ser quadrado ou retangular, dependendo do tipo e tamanho da caixa que você pretende embrulhar;
- Preferencialmente o mesmo em ambos os lados (sem um lado errado claramente visível);
- Qualquer tecido pode ser usado para embalagem – de algodão grosso a gaze, mas no caso de um tecido fino, ele precisará ser dobrado duas ou três vezes para que a caixa com o presente não brilhe através do embrulho;
- Se, no entanto, durante a embalagem, você perceber que o pedaço de tecido é muito pequeno e você não consegue fazer um nó bonito, não desanime, o tecido pode ser fixado com um elástico ou simplesmente costurado, e feche a costura com barbante decorativo, linha, um raminho ou um cartão postal.
Os mais comuns são os furoshiki com 45 cm de lado e 68-72 cm, embora não existam tamanhos padronizados: podem variar de lenços a tamanhos de roupa de cama.
Como mostrado nos diagramas, um objeto de quase qualquer forma pode ser lindamente embrulhado em tecido, pratique e use.
- Veja mais: Lettering: o que é e passo a passo de como fazer
Padrões de embrulhos de presentes usando o Método Furoshiki
Mesmo que você tenha lido os nomes de todos os métodos, ainda é difícil embrulhar um presente usando a técnica furoshiki se você não souber como fazê-la corretamente.
O Comitê de Proteção Ambiental do Japão publicou padrões de embrulhos de presentes em seu site. Por que essa organização em particular?
O fato é que o furoshiki é uma maneira ecológica de embrulhar um presente. O tecido, ao contrário do papel, pode ser usado repetidamente, não é jogado fora após o embrulho.
Se você não sabe como embrulhar um presente, experimente o embrulho furoshiki. Estamos confiantes de que um presente embrulhado desta forma será original e memorável!
- Veja também: Como usar resina para artesanato: tipos e ideias criativas
Método Furoshiki – como embalar festivamente uma garrafa para um presente
Precisamos de um corte, cuja diagonal é igual a três alturas de garrafa:
- Coloque a garrafa no centro do quadrado.
- Dobramos uma borda para que a garrafa fique junto com o gargalo.
- Enrolamos a segunda parte do material ao redor da garrafa, amarrando os cantos de um lado da estrutura.
- Os nós devem estar acima do pescoço, a uma altura de 5-6 cm do fundo.
Fazendo uma bolsa
Um pequeno corte ajudará a embrulhar livros, cadernos e algumas canetas de forma rápida e organizada para estudo. A diagonal do quadrado é 4 vezes a largura do maior livro da pilha. Veja como embrulhar:
- Dividimos todos os cadernos, livros didáticos em duas pilhas aproximadamente iguais. Nós os colocamos nos cantos do corte.
- Cobrimos os livros com cantos, depois viramos novamente os livros 90º para que eles se escondam sob o tecido. Agora as pilhas estão localizadas em um lado na diagonal do corte.
- As extremidades livres são dobradas uma em direção à outra, enroladas em torno da estrutura e amarradas.
Como surgiu?
Inicialmente, a técnica de amarrar um pedaço quadrado de pano em uma espécie de bolsa era usada pelos visitantes das fontes termais do Japão. Enquanto o visitante trocava de roupa, ficava com os pés sobre uma toalha de banho daquelas trazidas de casa.
A técnica de dobragem furoshiki permite criar uma espécie de bolsa espaçosa com alças.
A arte ganhou popularidade particular nos séculos VII e VIII dC, quando as mulheres em todo o Japão começaram a usar ativamente o furoshiki para embrulhar presentes.
A singularidade da tecnologia reside no fato de que você pode embrulhar um objeto de absolutamente qualquer forma. Ao transportar sacos deste tipo, é conveniente transportar e armazenar frutas, legumes, livros, garrafas, lancheiras e etc.