Como Fazer uma Sacola para Presentes

Escrito por

Você pode aprender a fazer sacolas iguais as de boutiques. Aqui o material é papelão. Acompanhe nosso passo a passo e produza uma bela sacola para presentes decorada!

Material

  • Papel cartaz azul Gram 100
  • Sacola de papel tamanho médio
  • Mesa de corte ou papelão
  • Fita de gorgorão
  • Papel de presente
  • Régua e esquadro
  • Cola de silicone
  • Sacola de papel
  • Folha plástica
  • Estilete
  • Lápis

Molde, Corte e Colagem da Sacola

sacola presentesComo molde, vamos usar uma sacola de papel comum, das que são vendidas em papelarias. Abra a lateral, remova as alças com cuidado para não rasgar o papel e desdobre-a sobre o lado avesso do papel cartaz. Risque em torno e corte com estilete e régua.

Dicas: dificilmente a sacola e o papel vão caber na mesa de corte, por isso forramos a mesa com um papelão.

Se a sacola for maior do que a folha, basta colar em outra. Na hora de cortar, posicione uma das dobras da sacola sobre essa emenda e ela não será notada.

sacola presentesSem tirar a sacola da sua posição, use a dobras dela para marcar o papel cartaz com estilete, exatamente onde você vai dobrá-lo depois.

Cuidado ao manejar o estilete: os cortes devem ser superficiais, apenas para facilitar as dobras sem enrugar o papel.

sacola presentesPasse cola de silicone na borda do papel cartaz e junto dos cortes. Aguarde alguns segundos, para o álcool da cola evaporar.

Abra então o papel de presentes sobre a mesa, com o lado avesso para cima, e coloque sobre ele o papel cartaz.

sacola presentesA cola de silicone permite que você cole até papel de presente sem causar aquelas desagradáveis rugas.

Assim mesmo, é conveniente colocar uns pesos por cima, para aderir melhor.

Ponha uma folha de plástico (um saco aberto, por exemplo) por cima, para não grudar, depois coloque o papelão e alguns livros. Deixe por algumas horas.

Depois de seco, será necessário cortar em torno do papel de presente, é claro; mas deixe na borda de cima na sacola uma sobra de uns 3 cm.

sacola presentesPasse cola na borda do papel cartaz e vire a sobra por cima: a sacola ficará com uma bela bainha estampada.

Dobrando a Sacola para Presentes

sacola presentesTudo seco e coladinho? Então é hora de “treinar” as dobras da sacola.

As laterais são dobradas para dentro, com as diagonais embaixo formando um triângulo.

sacola presentesAo cortar as dobras da sacola, você deve ter notado que a parte de baixo tem, de cada lado, mais um corte diagonal.

Essas diagonais são dobradas para dentro, também, para formar o fundo da sacola.

Achou difícil? Não se assuste, pois temos um esquema para você:

sacola presente

sacola presenteAconselhamos também, que antes de montar a sua sacola, tente montar primeiro a que serviu de molde– até porque, assim, vai evitar danos à sacola nova.

sacola presenteUfa! Finalmente acertamos as dobras. Mas, antes de fechar a sacola, precisamos antes marcar os lugares das alças.

Corte 37 cm da fita de gorgorão e posicione sobre o lado de fora da sacola. As pontas devem estar a pelo menos uns 8 cm de distância das laterais.

Marque com lápis.

sacola presenteCom o esquadro, faça dois cortes retos.

Aproveite para dobrar a sacola e marcar os cortes do outro lado – com o lápis, não com o estilete, pois se errar não haverá conserto depois.

sacola presenteCom a ponta de uma tesoura ou outro objeto chato, empurre as pontas da fita pelos cortes e cole as pontas do lado de dentro.

Faça o mesmo com a outra alça.

sacola presenteDepois que as alças secaram, é só passar cola naquela “sobra” da lateral (observe o esquema), dobrar a sacola na posição que você já sabe e fechar.

Coloque uns livros grandes por dentro (forrados com plástico) para manter a sacola fechada enquanto a cola seca. Depois, cole o fundo.

sacola presente

Agora, você pode decorar a sua sacola com flores, laços ou mesmo tirinhas do papel de presente. Fica a seu gosto.