Espelho de Coração com Moldura de Rolhas

Escrito por

Chegou o período mais romântico do ano, em que os pensamentos saem em forma de coração, de estrelinhas, beijinhos… Sendo assim, que tal confeccionar um espelho em forma de coração numa moldura de rolhas?

É um presente unissex, já que os materiais utilizados trazem essa perspectiva de escolha. Ele é feito de muita criatividade, tornando-se uma peça de destaque onde estiver.

Material

  • Espelho em forma de coração no tamanho de 50 X 50
  • Compensado de madeira 3 mm, cortado em forma de coração com 3 cm a mais que o espelho, em todo o contorno
  • 02 ganchinhos para pendurar o espelho de coração, que serão colocados atrás do compensado
  • Rolhas que foram compradas num total de 100, evitando que falte no meio da confecção da peça
  • Cola de contato (como por exemplo: cola de sapateiro)
  • Cola de contato para artesanato (como por exemplo: tek bond)
  • Cordão de algodão para o acabamento

Providenciando Espelho em Formato de Coração

espelho coração moldura rolhasPara esta peça é imprescindível que o espelho tenha a forma de coração, e, ao procurar por esse espelho, não foi possível acha-lo pronto na forma e tamanho pretendido.

Assim, foi feito um quadrado no papel paraná, no tamanho de 50 cm por 50 cm e dentro dele usando as margens foi desenhado um coração bem bonito.

Esse desenho foi levado ao vidraceiro que cortou o espelho do mesmo tamanho. Um detalhe ao fazer o desenho do coração foi arredondar o afunilamento da parte de cima do coração.

Isso facilita o recorte para o vidraceiro. Também facilitará na hora de finalizar a moldura com as rolhas.

O mesmo desenho foi levado ao marceneiro que cortou a forma do coração na madeira, com 3 cm maior em todo o contorno. O marceneiro utilizou um compensado de madeira 3 mm.

espelho coração moldura rolhasO corte maior da madeira é necessário para que seja feito o detalhe com as rolhas, formando a moldura do espelho.

Para a colagem foi utilizado a cola de contato, que é parecida com a cola de sapateiro. Passe-a generosamente por todo o desenho de do coração na madeira e depois por todo o espaço no verso do espelho.

Espere por um tempinho de descanso de 5 minutos para unir as duas partes.

espelho coração moldura rolhasUm detalhe: essa cola tem um cheiro muito forte e todo esse trabalho deve ser feito num espaço arejado.

Depois de passada a cola e unidas as duas partes (madeira e espelho), espera-se a secagem por completo, por pelo menos 24 horas.

Como Cortar Rolhas

espelho coração moldura rolhasPara essa moldura, as rolhas deverão estar cortadas na metade e para trabalhar com as rolhas, principalmente sendo necessário cortá-las, é preciso conhecer alguns macetinhos.

Foram utilizadas duas formas que deram certo. A primeira forma foi ferver um pouco de água e assim que levantar bolhas, desligar o fogo.

Colocar as rolhas dentro da vasilha, tampando-a com um guardanapo para que o ar quente fique lá dentro.

Depois de uns 8 minutos retirá-las e cortar cuidadosamente ao meio no sentido mais longo, com uma faca afiada, com muito cuidado e calma.

espelho coração moldura rolhasA segunda forma foi ferver um pouco de água com as rolhas já mergulhadas e, depois que levantar a fervura, esperar uns dois minutos.

Desligar o fogo e esperar mais dois minutos, retirando-as para cortar ao meio no sentido mais longo com uma faca afiada. Novamente frisando, com muito cuidado e calma.

espelho coração moldura rolhasEssas duas formas descritas utilizadas para cortar as rolhas fazem com que elas sejam cortadas sem esfarelar, gerando o acabamento ideal para a moldura.

Como elas tiveram que ser molhadas, será necessário esperar a secagem, por completo, por pelo menos três horas ou até que estejam totalmente secas.

Assim será possível que a cola possa agir corretamente.

A Moldura

espelho coração rolhasCom as rolhas prontas, é chegada o momento de moldurar o espelho.

Primeiramente faz-se necessário colocar as rolhas uma ao lado da outra em toda a volta do coração na parte que sobrou da madeira, para posicioná-las do modo mais correto antes de colar.

espelho coração rolhasPara a colagem, começando pela voltinha afunilada, passa-se a cola de contato de secagem rápida em cada rolha, posicionando no lugar de havia-se determinado para ela no contorno do espelho.

O ideal é que essa tarefa de colagem seja feita em duas pessoas, pois facilita o manuseio da cola e posicionamento.

Sem contar que duas cabeças pensam melhor que uma, assim as ideias podem ser compartilhadas.

espelho coração rolhasDepois de coladas todas as rolhas, o espelho fica dessa forma, como demonstrado ao lado.

Acabamento

espelho coração rolhasO acabamento é feito com o cordão de algodão em toda a volta, começando pelo lado de fora.

Para saber o tamanho adequado a ser utilizado, mede-se o cordão por toda a volta. Deixe uma ponta de sobra.

Em seguida, começa-se a colar pela curva central do lado de fora, pelo meio do cordão. Tenha cuidado para não colar o dedo com a cola que é muito rápida para secar.

espelho coração rolhasTerminada a parte do fora, é hora de partir para a parte de dentro onde se procede da mesma forma. Tenha bastante cuidado para que não caia pingos de cola no espelho.

E assim termina-se mais uma peça, romântica e sugestiva para o dia dos namorados:

espelho coração rolhas
Uma outra opção é usar uma corda ao invés do cordão e, deixando a criatividade extravasar, outros modelos podem ser criados.

Agora basta posicioná-lo num local escolhido com carinho e se admirar ou presentear alguém por quem se tem muito carinho.