Dip dye é uma técnica simples onde utilizamos tinta colorida para “mergulhar e tingir” tudo o que pode ser pintado, de tecidos a móveis. É um jeito incrível de atualizar sua decoração e perfeitamente possível de fazer você mesmo em casa. Aprenda a seguir a fazer dipped furniture em cadeiras, vasos, almofadas, cortinas e mais.
Características do dip dye
É muito fácil reconhecer a técnica do dip dye. Ela consiste em pintar apenas uma parte do objeto ou tecido, deixando uma linha bem definida onde a cor termina.
Como fazer dip dye
Se o objeto é pequeno, como por exemplo um candelabro, você pode colocar a tinta num recipiente e simplesmente mergulhar parte dele ali. Depois é só retirar, deixar escorrer o excesso e botar para secar sobre algumas folhas de jornal.
Neste caso você não precisa necessariamente estabelecer até onde quer colorir a peça. Pode fazê-lo livremente. Mas se quiser pré-definir com exatidão, use fita crepe para criar a área a ser pintada. Retire-a com a tinta ainda úmida.
Mas se estamos falando de algo maior a melhor saída é forrar o chão com jornal, definir até onde você quer pintar a peça e fazer isso com um pincel. Aqui é bastante recomendável usar fita crepe para fazer isso.
Antes e depois
É importante saber se o material que você vai pintar exige preparação. Por exemplo, um móvel de madeira pede tratamento com lixa fina e pano para retirar a poeira. Cerâmica, cimento, plástico, metal…
Também é fundamental escolher o tipo de tinta mais compatível com o material que você vai pintar.
E para a tinta durar mais, aplique um selante quando já estiver seca. Peça uma orientação ao vendedor para saber qual o tipo certo de selante para cada ripo de tinta.
Como escolher a cor da tinta para dip dye em móveis e objetos de decoração
Ambientes em cores neutras
Uma maneira de introduzir o dip dye num ambiente neutro sem perder a uniformidade é optar por um tom já existente na decoração para pintar um móvel. Só isso já vai levantar bastante o ambiente.
Caso queira quebrar um pouco dessa neutralidade escolha um tom bem diferente.
Nesse exemplo a surpresa fica por conta do dip dye invertido, ou negativo. Ao invés de pintar as extremidades da cadeira de madeira quem ganhou cor foi a parte que, em teoria, ficaria sem tinta.
Essa técnica é uma mudança adicional ao dip die, mas ainda mantendo a neutralidade da decoração.
Dip dye e a decoração com toques de cor
Muitas casas são decoradas de forma híbrida. Ou seja, possuem um pano de fundo neutro, com tons como bege, branco, marrom, cinza, e objetos mais coloridos.
Aqui o dip dye cai como uma luva. Afinal, se você quiser adicionar mais toques de cor, a técnica mais simples é essa!
Ambientes com predominância de cinza, por exemplo, ficam incríveis com tons fluorescentes, néon.
Decoração colorida
Caso a sua decoração reúna várias cores difentes poderá escolher alguns tons para pintar um conjunto de móveis semelhantes. Uma cor para cada unidade.
Foi o que aconteceu aqui. Dois pares de banquinhos ganharam diferentes tons – todos eles de acordo com a palheta do ambiente. Não tem erro.
Dip die para dar um toque moderno
Se você quer modernizar peças tradicionais, tais como esses vasos de porcelana, escolha um tom bem contrastante para o seu dip dye. Veja como até mesmo superfícies estampadas ficam fantásticas!
Variações de dip dye
No dip dye é muito importante que a divisão entre a cor e o objeto seja bem definida. A ideia subjacente é de que a peça mergulhou na tinta. Ou seja, é bem diferente do efeito ombré, onde a transição de cores é sutil.
Agora, o que você com certeza pode explorar é o ombré dentro do dip dye. Observe as pernas do banco em primeiro plano: a divisão do branco e da madeira está lá. Mas dentro do branco foi feita a transição ombré.
Outra maneira é criando listras na peça, conforme o último banquinho.
Duplo dip dye
E nada impede que você faça um primeiro dip e, depois que a tinta secar, um segundo dip. O melhor exemplo é a imagem principal deste artigo.
Primeiro os vasos foram mergulhados num tom mais claro de verde. Depois de secar, recebeu outra camada, dessa vez em verde médio. Fica lindíssimo!
Total dipped
A ideia é dar uma repaginada radical ao móvel? Então o mergulho deve ser completo, utilizando dois tons de tinta!
Simplesmente pinte uma parte da peça de uma cor e a outra de outra cor.
Ideias de dipped furniture
Móveis
Dê outra cara para um conjunto de mesinhas com total dip dye onde um dos tons é metálico. Aqui cada peça recebeu um tom que vai do cinza ao branco e todos os pés em dourado, o que cria coesão entre cada uma.
Móveis de design mais tradicionais ficam ótimos com tons metálicos.[divider]
Que tal destacar um detalhe mais rebuscado de uma cômoda usando um tom mais brilhante? Taí uma maneira de modernizar a peça e introduzi-la a uma decoração mais contemporânea.[divider]
O gaveteiro vai um pouco além. Depois de pintar a base do móvel seus puxadores também ganharam toques de cores.
Vasos
Um simples pote de vidro pode ser perfeitamente reutilizado para se transformar em vaso de flores. Um rápido mergulho em ângulo inclinado e está pronto![divider]
Um jeito original de dipped furniture é deixar o mergulho escorrer pelo móvel ou objeto. Desde que o contraste entre as cores fique bem definida, tá valendo.
Tecidos decorativos em dip dye
Ah, os tecidos decorativos! Apenas não dá para deixá-los de fora. Afinal são elementos de grande destaque nos ambientes, seja no estofado do sofá, de cadeiras, tapetes…
A cortina originalmente branca ganhou uma adorável barra laranja queimado. Outro exemplo de estilo neutro que quebrou a monotonia.[divider]
A toalha de mesa em dip dye amarelo, feito de forma bem rústica, com linha bem irregular, ficou maravilhosa nesta sala de jantar rústica.
Lembre-se de que dip dye é diferente de tie dye, onde o tecido é torcido e amarrado antes de receber a tinta.[divider]
O dip dye pode ser feito no sentido vertical também, é claro.
Aqui, embora um pouco mais difusa a divisão do branco e do azul ainda é bem definida.[divider]
Outros itens em dip dye
Basicamente qualquer objeto ou utensílio do dia a dia podem passar pela transformação do dip dye. A cúpula do abajur, tão básica, se tornou única com a técnica.[divider]
Colheres, grafos e espátulas em madeira ficam um charme! Mesmo comprados individualmente acabam parecendo que fazm parte de um kit.[divider]
O mesmo se aplica a cestinhas. Note aqui que o conjunto possui peças totalmente coloridas e outras bicolores.[divider]
Até velas tem sua vez. Se você domina a arte de fabricá-las utilize diferentes cores de cera para criar modelos incríveis.