Metodo de trabalho

Inicialmente, limpamos com uma escova a peça, já devidamente preparada com o fundo branco.
Em seguida, passamos a massa previamente preparada sobre a superfície, de forma que esta fique toda coberta e com espessura em torno de uns 2 a 3 mm.


Caso a quantidade fique além desta medida, não haverá problema, uma vez que, com a própria trincha, o excesso será retirado, retornando a sobra da massa para seu recipiente.
Procure espalhar uniformemente a massa por toda a área.

Quanto maior for a pressão exercida na trincha contra a superfície, maior quantidade de frisos salientes serão feitos. O Decapê ficará mais rústico.

Os movimentos durante a aplicação da técnica deverá ser feito da forma mais reta possível, para que os riscos possam ficar paralelos entre si.
Pode-se após aplicar a massa e a escova, passar suavemente a espátula sobre os frisos feitos pela escova, de forma a achatá-los um pouco, dando outro tipo de acabamento.
Procure fazer movimento com o pincel de forma que a tinta preencha os sulcos da textura.

Pinte no sentido dos riscos da massa.
Se ao pintar, você não goste da tonalidade da tinta usada (muitas vezes a tonalidade aplicada fica diferente na peça ), poderá ainda dissolvê-la com água, passando uma esponja umedecida sobre a superfície, de forma a clarear a tinta já aplicada, lavando a esponja enquanto estiver numa tonalidade forte.

Após completa secagem da superfície, lixá-la com movimentos no sentido dos veios da textura, até o ponto em que as saliências fiquem com “quantidade” de frisos brancos (cor da massa original) que atinja o acabamento de sua preferência.

Esta técnica poderá ser feita com a aplicação de duas cores.
Para tanto, bastará aplicar a primeira demão de uma cor, esperar a secagem completa e aplicar a segunda demão com a outra cor.
Lixar ao final.

Caso queira que o branco do fundo da superfície apareça em algumas áreas, bastará aprofundar (lixar com mais força) a lixa nestes locais..

A pressão sobre a lixa é que determinará o acabamento, quanto mais forte, mais clara ficará a textura (neste caso).

Quanto mais a massa for lixada, tanto mais ficará com riscos brancos correspondentes.
Pode-se deixar algumas partes mais escuras que as outras, evitando-se uma igualdade de acabamento que fique monótona.

Limpar bem a superfície, com escova de cerdas finas, para retirar totalmente os resíduos de pó do material lixado.

Passar uma demão de verniz, brilhante ou sem brilho, para proteger a superfície e torná-la lavável.
Sugiro que seja envernizado com verniz sem brilho. Dará uma aparência mais próxima de uma superfície envelhecida naturalmente pelo tempo.

 

Se envelhecida, com mistura de cera e betume, deverá somente ser envernizada após a completa secagem da superfície.