Técnica do Craquelê

Escrito por

Metodo de trabalho

Esta técnica não admite demãos, portanto, é imprescindível ter todo o material à mão, para poder ir do início ao fim.

Pronto o material, organizado e à mão, o verniz craquelê deverá ser aplicado uma única vez e sem tirar o pincel da peça, enquanto o mesmo estiver com verniz

As peças de forma redonda são as mais adequadas à aplicação deste tipo de técnica, uma vez que possibilita imprimir-se o movimento circular com o pincel da borda em direção ao centro da mesma, porém, pode ser aplicado em peças de qualquer formato.

Após completa limpeza da peça, aplicar o verniz craquelê direto no vidro, pelo lado da frente do prato, como ilustrado na foto.

Segurar a peça com cuidado para não descascar o craquelê, uma vez que a peça, ainda, não está envernizada.

Em peças redondas ou ovaladas, fazer movimento circular, de fora para dentro, sem que o pincel passe duas vezes sobre o mesmo local.
Em peças retangulares ou quadradas, aplicar normalmente, em movimentos paralelos, sem, entretanto, voltar atrás ou passar por cima de onde já envernizou.

Deve-se ter uma idéia bastante precisa do rendimento do verniz, uma vez que as emendas devem ser feitas imediatamente a seguir do término da última ” pincelada”.

Esperar secar bem o verniz craquelê, de preferência, de um dia para outro, ou no mínimo 6h.(seguir as orientações do fabricante).

Após completa secagem da peça craquelada, poderão ser colocados decalques, antes de aplicar o verniz spray.
Figuras de personagens antigos centro ou motivos florais nas bordas. Prepare um pires com água e os decalques, um a um, devem ser colocados na peça.

Caso use figuras recortadas, estas deverão ser colocadas no fundo exterior) do prato com cola branca, de forma a se ver a figura pela “frente do prato”, ou seja, a cola deverá ser passada na frente da figura e colocada no fundo do prato de vidro.

Já os decalques, deverão ser colados diretamente na frente do prato, haja vista não se ter como colocar o decalque no fundo de forma que dê vista da figura pela frente da peça.

Passar uma única demão de tinta acrílica, colorida, em toda a peça, de acordo com as fotos.

Vidro ao lado e madeira abaixo