Como Fazer um Vaso de Concreto

Escrito por

Que tal fazer vasos de concreto? Parece um trabalho pesado, bruto, mas não é. A arte final pode resultar nas mais variadas formas e é aí que mora o encanto dessa atividade – a expectativa. Acompanhe nosso passo a passo.

A aparência rústica do vaso de concreto contrasta encantadoramente com a delicadeza das plantas e flores. Ele é imponente e original.

Material

vaso de concretoPara confeccionar os vasos, utiliza-se para fazer a massa de concreto, a regra de 3 (três) por 1 (um). Ou seja, para cada três medidas de areia, usa-se uma medida de cimento e a água deve ser colocada até formar uma massa meio mole.

No feitio deste vaso mais baixo e redondo, usou-se:

  • Uma medida de cimento, que pode ser um copo de 300 ml;
  • Três medidas de areia (que deve ser coada, para retirar as pedrinhas), que deve ser o mesmo copo de 300 ml.
  • Água até dar o ponto na massa, deixando meio mole;
  • Dois tupperwares, sendo o maior de 500 ml e dois outros menores, que caibam um dentro do outro;
  • Vaselina para lubrificar os vasilhames que servirão de forma;
  • Um pincel para passar a vaselina nos tupperwares.

Começando o Vaso de Concreto

vaso de concretoMisturando-se as três medidas de areia com uma medida de água e adicionando a água, mexer até formar uma massa bem homogênea e molinha.

Lubrificar bem com a vaselina os tupperwares que serão utilizados. Porém o vasilhame maior (roxo), que será a base principal do vaso, deve ser lubrificado por dentro.

Já o outro tupperware um pouco menor (laranja), que fará a forma vasada do vaso, deverá ser lubrificada por fora.

vaso de concretoColoca-se a massa de cimento dentro do vasilhame maior até a metade, pois agora é hora de inserir o vasilhame menor para fazer o côncavo.

Uma observação a ser feita é que ao fazer a parte côncava, o vasilhame que dará esse efeito deve ser lubrificado por fora. Nele deve ser colocado um pesinho, senão o cimento acaba por empurrá-lo para cima.

Para este vaso, a ideia é formar um vaso dentro do outro, então esse tupperware laranja deverá ser também lubrificado por dentro, pois ele também terá um côncavo.

O outro tupperware menorzinho que se utilizou também teve de ser bem lubrificado com a vaselina na parte de fora, uma vez que continha vários detalhes.

vaso de concretoO vasilhame menorzinho (transparente) teve seu interior enchido com areia para pesar e não ser empurrado pelo cimento.

Depois de montado o vaso, basta coloca-lo com todo cuidado em um local arejado por pelo menos 3 (três) dias ou até que seque muito bem.

Estando bem sequinho o vaso, o cimento estará esbranquiçado e ainda assim, todo cuidado deve-se ter para desenformar.

Vaso Desenformado

vaso de concretoRetirados os vasilhames que deram a forma, obteve-se esse resultado, conforme demonstrado na foto – um vaso dentro do outro.

O objetivo dessa ideia é: ao molhar as plantinhas, o vaso que absorverá a água será somente o vaso de dentro, sem transpassar umidade para o vaso de fora.

Isso devido ao tapaware que ficou por dentro separando as duas partes de cimento. Com isso conseguiu-se um côncavo menos, porém ideal para plantas pequeninas.

Vaso de Concreto: Outra Versão

vaso de concretoA outra ideia de confecção foi fazer um vaso que tivesse uma forma com a impressão de papel amassado. Para isso foi utilizado plástico por dentro e por fora.

Para isso, podem-se lubrificar os plásticos a serem utilizados ou não. Na demonstração da foto, não houve lubrificação.

A única coisa que aconteceu foi que grudaram nas frestinhas onde o cimento secou comprimindo-os.

vaso de concretoPara finalizar a confecção é preciso furar os vasos para que a água tenha onde sair e dar um respiro às raízes.

Assim, foi utilizada uma furadeira com a broca para concreto de 8 mm.

Fazer o furo com cuidado para que o vaso não rache.

vaso de concretoUma observação muito importante: a secagem correta fará com que o vaso não se quebre ao ser retirado dos vasilhames.

Finalização

Feito o furinho, é só plantar.

vaso de concreto

Note que parte do vasilhame intermediário ficou aparente. Assim, basta serrar essa sobra de plástico e o vaso ficará perfeito, e eles podem ser pintados ou não.

Se a preferência for pela pintura, uma orientação é não utilizar tinta a base de óleo que não deixará que a umidade saia.