Como cortar o isopor

Escrito por

Corte do isopor !

O isopor é um material muito flexível, mas ao se tentar serrar ou cortar com uma faca comum, ele pode se despedaçar e soltar muitas bolinhas.
Use sempre uma ferramenta própria para o corte do isopor.

Existem dois tipos de cortador de isopor: o cortador elétrico e o cortador a pilha, ambos são encontados em papelarias e lojas de artesanato.

Videos: Cortando o isopor

 

Parte eletrica do corte (ferramenta caseira)

Uma dica excelento do site Hobbys:

Utilizo fio de Níquel Cromo de 0,8mm. Fio mais fino tende a queimar o molde, formando dentes. Mais grosso não estica adequadamente. Tem gente que usa fio de aço simples, destas que se usa para corrida VCC (fio único, não trançado).
Para controlar a tensão elétrica no fio, utilizo um regulador (dimmer) ligado diretamente à tomada na parede. Duas garrinhas tipo jacaré conectam o fio ao dimmer. Aos poucos, vai-se aumentando a tensão no dimmer, até o fio começar a cortar o isopor. Não aqueça demais, para não “comer” o isopor além do necessário.

Faça marcações no dimmer para calibra-lo para os próximos cortes. A prática, neste caso, é a grande aliada. Lembre-se de isolar-se do fio, para evitar tomar choque e também para evitar por fogo no barraco. O máximo de perigo é estourar o fio (se passar do ponto, logo se perceberá a cor vermelha e a fumaça no dito cujo).

Obs. Cuidado com ferramentas que usam eletricidade, podem dar choques, criar um curto circuito ou mesmo queimar.
Procure ajuda de eletricista antes de testar qualquer ferramenta eletrica feita em casa!

Máquina para cortar bola de isopor

Video: Aplicação de resina de Poliuretano em isopor[/h2]