Como Alinhavar Tecidos

Escrito por

Alinhavar tecidos é um passo simples, mas primordial, na hora de costurar uma peça de roupa ou mesmo produzir artesanato de pano. Aprenda como fazer sem mistério.

O alinhavo é feito a partir do movimento mais simples da costura – mas é estratégico. Descubra sua função e como fazer.

Utilidade do Alinhavo

tecido costuraNão dá para sair costurando tudo de qualquer jeito: na hora de unir uma parte de tecido a outra, é importante planejar e deixar tudo bem juntinho. Afinal, precisão é a chave da boa costura.

O alinhavo é como um rascunho da costura final. Você passa uma linha solta, com pontos largos, bem no local aonde pretende passar a máquina, e descobre se está bem feito. Se estiver, bastará de fato passar à máquina e pronto.
Por conta do alinhavo, as partes já estarão bem juntas.

Como o alinhavo não exige arremate, depois de pronto bastará puxar o fio.

Alinhavar também serve simplesmente para marcar um detalhe no lado direito do tecido. Por exemplo, como quando uma marcação de carbono está do lado do avesso do tecido e você precisa visualizar do outro lado.

Como Alinhavar a Roupa

alfinete costuraPrimeiro, junte as duas partes do tecido que precisam ser costuradas. Elas precisam ficar exatamente no lugar certo de união.

Em seguida, utilize alfinetes para prendê-las no lugar. Os alfinetes devem ser posicionados de forma perpendicular ao percurso que o alinhavo vai seguir.

Se preferir, marque com um lápis suave o caminho exato por onde a linha deverá passar. Depois, com uma agulha e uma linha de tom contrastante ao tecido, faça pontos corridos relativamente largos pela marca do lápis.

Isso significa que a linha vai mergulhar no tecido e voltar ao lado inicial poucos milímetros adiante. Faça isso até terminar a marcação.

Você poderá dar um nó no resto final da linha, para que o alinhavo não solte com facilidade, ou poderá simplesmente deixar um bom comprimento de linha após o alinhavo.