Como Combinar Cores no Artesanato

Escrito por

O que seria do artesanato se não fosse todas as suas possibilidades – e combinações – de cores? 

Não entanto, para muitas pessoas criar uma paleta de cores de sucesso não é assim tão fácil. É por isso que existe a teoria das cores, uma forma bastante prática e segura de definir qual tom vai bem com outro.

Isso vai beneficiar seus trabalhos com pintura em tecido, em porcelana, harmonizar papéis de diferentes cores, fios, contas para bijuterias e muito mais.

É um conhecimento básico e ao mesmo tempo fundamental para artesãos, decoradores, estilistas e artistas que é capaz de conquistar clientes.

A Posição das Cores no Círculo Cromático

A teoria das cores encontra no círculo cromático seu grande aliado: nele é possível visualizar esquemas de tons que funcionam.

Trata-se de um círculo que engloba todas as cores básicas em ordem degradê. Ou seja, uma cor sempre está ao lado das duas outras que são mais próximas a ela, como num arco-íris;

círculo cromático

Círculo cromático

O círculo é capaz de realçar as combinações mais atraentes de cor – as chamadas cores harmônicas. No entanto, para racionalizar essas percepções, os estudiosos criaram alguns conceitos simples para definir bem por onde se guiar.

As cores ditas primárias são o azul, o vermelho e o amarelo. A partir de variações delas se formam as cores secundárias (verde, laranja e violeta) e terciárias (verde azulado, azul violeta, vermelho violeta, vermelho alaranjado, laranja amarelado e amarelo esverdeado).

pintura porcelana tintaO círculo também exibe seu lado de cores frias (azuis, verdes e roxos) e quentes (vermelhos, laranjas, amarelos, rosados). Os tons frios tendem a ser mais elegantes, discretos e calmantes; os quentes são mais estimulantes e chamativas.

Note que o preto, o branco e o cinza não fazem parte do círculo cromático. Eles são consideradas cores neutras.

Isso ocorre porque as cores são nada mais nada menos do que efeitos neurológico de diferentes de comprimentos de luz, e o preto é a ausência de luz; logo, é ausência de cor. O branco, ao contrário, é a mistura de todas as cores; e o cinza, a mescla entre o preto e o branco.

Como Usar Cores Quentes e Frias

feltro coloridoEm geral cores primárias bem vibrantes estão associadas a lugares tropicais e esportes. O uso das três delas ao mesmo tempo remete ao universo infantil, com seus brinquedos de tons menos sutis.

Apesar de divididas em cores quentes e cores frias no círculo cromático, toda cor possui um elemento quente ou frio em sua composição. Isto fica evidente quando fazemos determinadas combinações.

Se você, por exemplo, pintar uma xícara de violeta e vermelho, o objeto ficará no espectro quente de interpretação. Se você mantiver o violeta e substituir o vermelho por azul, a xícara será interpretada como pertencendo ao time das cores frias.

O mesmo efeito ocorre quando da mistura das próprias tintas: o violeta misturado ao vermelho se torna vermelho violeta, e com azul, azul violeta.

Melhores Combinações de Cores

novelosAs combinações de cores mais populares obedecem aos seguintes tipos:

Monocromática: uma cor é escolhida e apenas tonalidades da mesma cor são usadas para combinar com ela – um amarelo ouro com um amarelo pastel, por exemplo. Aqui os contrastes são bem mais suaves. É permitido acrescentar detalhes em cores neutras, como o preto, o cinza e o branco.

Análoga: é quando uma cor primária vem junto com uma de suas cores vizinhas, ou seja, que estão imediatamente próximas a ela no círculo cromático.
O azul (primário) com o verde azulado ou azul violeta, aonde uma cor será dominante e as demais enriquecem a combinação. Aqui, também os contrastes ainda não são tão marcados. Uma dica é não misturar cores quentes e frias na mesma paleta: verde com verde amarelado, por exemplo.

triade de cores

Combinação de Cor em Tríade

 

Tríade: A tríade é formada por três cores com a mesma distância entre elas, gerando um efeito mais arrojado. Os contrastes se fazem presentes,sem anular a harmonia e a elegância. Verde, laranja e violeta são uma possibilidade.

Complementar: aqui a harmonia acontece por meio do contraste forte. Duas cores opostas no círculo cromático se combinam – o melhor momento de uma cor fria junto com uma quente. Amarelo e violeta, vermelho alaranjado e verde azulado, e assim por diante. É uma união que chama atenção, portanto recomenda-se destacar uma cor como dominante e empregar a outra para detalhes.