Centro de Mesa em Patchwork

Escrito por

Um centro de mesa feito com a técnica de unir os paninhos – o famoso patchwork!

Desta vez, a união foi pensada em tecidos com estampas nas cores do Natal: os clássicos – vermelho e verde e, para complementar o amarelo.

Os tecidos intermediários trazem as três cores em sua composição. Para esta peça, é ideal que sejam usados tecidos contrastantes.

Material

  • Tecidos de algodão com as estampas em vermelho, verde e amarelo;
  • Linhas de costura nas mesmas cores;
  • Manta acrílica;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Lápis;
  • Máquina de costura;
  • Cola pano.

Medidas, Quantidade e Pré Montagem

centro de mesa patchwork natalForam utilizados 48 quadradinhos de tecido na medida de 11cm por 11cm em 6 estampas diferentes.

Assim, recortar então 8 quadradinhos de cada estampa.

Nessa quantidade e medidas foi elaborada uma peça de 1,07 cm de comprimento por 37 cm de largura.

centro de mesa patchwork natal
A montagem pode ser feita da forma que mais agradar.

Para esta peça, a ideia foi dispor as cores de forma a criar uma harmonia entre estes tons intensos com atenção à complementaridade do vermelho e verde, que por opção foram deixados juntos e, para alegrar, o amarelo foi disposto de forma a saltitar na peça.

centro de mesa patchwork natalPara juntar, a opção mais fácil é pelas fileiras menores.

Então, foram juntados de 4 em 4 quadradinhos seguindo a sequencia de costura, para que fiquem como na pré-montagem.

Uma dica: ao elaborar uma montagem, tirar uma foto para que não se perca a sequência.

Modo de Fazer

centro de mesa patchwork natalO momento da costura torna-se facilitado se começarmos por alguma ordem, seja crescente ou decrescente, pois aleatoriamente mesmo que identificadas as fileiras, torna-se um pouco mais complicado para conferir com a pré-montagem.

Depois de costurar pelas fileiras menores, ainda deve-se manter a sequencia, conforme demonstrado. A união das tiras de quadradinhos deve seguir a numeração deixada e sempre conferindo com a foto da pré-montagem.

centro de mesa patchwork natalDepois de feita a primeira parte é hora de juntar a manta acrílica, recortando-a um pouco maior do que o tecido formado, alfinetando cada quadradinho para que nada saia do lugar.

centro de mesa patchwork natalPara a costura de união do tecido com a manta foi utilizado o ponto zigue-zague bem miudinho na proporção de 1,5 de altura por 1.0 de largura com a linha de costura amarela que fez a iluminação precisa nas emendas.

Essa costura foi passada por todas as emendas.

centro de mesa patchwork natalA hora de acrescentar o forro chegou. A cor escolhida foi o verde, porém ficaria muito bom com o vermelho também.

Recortar o tecido no tamanho do tecido formado em patchwork, deixando uma pequena sobra, alfinetando nos quadradinhos como foi feito com a manta, para que nada saia do lugar.

A costura desta vez, por opção foi feita somente nos pontos de união entre os quadradinhos, onde à máquina, segurando o tecido no mesmo lugar foi feito um ponto de linha que na parte cima ficou verde e na bobina foi colocada a linha vermelha para contrastar com o verde.

Passa-se também uma costura em toda a volta.

centro de mesa patchwork natalE o acabamento charmoso é feto com a mesma cor do verso e no caso foi utilizado o viés verde bem próximo da tonalidade do tecido.

A costura do viés deve ser feita com todo o cuidado e carinho de forma a prevalecer a beleza dos quadradinhos unidos.

Finalização

centro de mesa patchwork natalEste é o verso com os pontinhos em vermelho e uma dica é passar um pingo de cola pano em cada pontinho vermelho evitando assim que se desfie facilmente.

Pode também ser usada a criatividade e pintar florezinhas nos pontinhos, dando um charme e valor ao verso da peça também.

Aí está, mais uma peça confeccionada com todo cuidado e carinho. A união de paninhos pode trazer muita surpresa de cores e formas e neste caso com a inspiração do natal as ideias brotam se cessar.

centro de mesa patchwork natal