Caracteristicas dos papeis – As diferenças que não se veem!

Escrito por

Brancura (Alvejantes Óptico)

Caracteristicas dos papeisDefinição :

É a graduação em que o papel reflete a luz, em comparação com o óxido de magnésio, pigmento que lhe atribui 100% de reflexão do papel.

Significado :

A brancura é um dos atributos mais solicitados nos papéis para impressão e escrita.
Para a impressão, a brancura realça as cores, devido à luminosidade do fundo.

A brancura do papel pode ser natural, ou seja, mantendo-se a cor natural das fibras, ou através de alvejantes ópticos, que se dá por um processo de depuração com componentes químicos, que faz com que o papel torne-se fluorescente quando expostos à luz ultravioleta.
No caso de obras de arte (pintura e desenho), o papel não deve possuir nenhum tipo de alvejante óptico, pois se a obra for exposta em um ambiente com luz ultravioleta, o fundo da obra irá refletir, alterando as características do trabalho.

Opacidade

Definição :

Opacidade é o contrário de translucidez e, em termos práticos, pode-se definir como a capacidade de uma folha de papel para inibir a observação de caracteres de outra folha.

Significado :

Entre muitos usos, o papel pode ser o suporte para escrita e impressos, por conseqüência, que oferece um alto grau de opacidade.

Com ele pode-se evitar a interferência de uma leitura ou imagens, provocada pela visão de objetos que podem estar escritos na face oposta à face observada

Coloração

Definição :

É a cor do papel. O papel pode ser pintado na superfície ou colorido na massa.

Significado :

Papéis pintados na superfície são produzidos brancos e, depois de prontos, recebem uma camada de tinta.

Estes papéis perdem a cor com maior facilidade, possuem falhas na coloração, e apresentam miolos brancos ao cortá-los ou rasgá-los.

Papéis coloridos na massa são papéis que recebem pigmentos durante as misturas de todos os componentes químicos com a água e as fibras.
Neste processo, os pigmentos unem-se às fibras, gerando maior resistência e durabilidade à cor do papel, além de apresentar a mesma coloração no miolo e na face do papel e homogeneidade.

Textura

Definição :

Desenhos em relevo alto ou baixo no papel.

Significado :

Caracteristicas dos papeis gramatura

Caracteristicas dos papeis gramatura

Papel sem textura é um papel liso, papel texturado pode ser vergê, com Marca de Feltro, ou Gofrado.

A textura vergê é produzida durante o processo de formação da folha de papel, através de rolos bailarinos (cilindros) desenhados.

A Marca de feltro é a textura específica para desenho e pintura.
Esta textura é gerada também através do rolo bailarino, porém este rolo é revestido por um feltro, o qual deixará seu desenho marcado no papel.

A gofragem é uma textura produzida no papel após sua fabricação, através de máquinas especiais, que fazem uso de força e pressão, marcando desenhos diferentes na superfície do papel.
Ex.: imitação de linha, madeira, casca de ovo, etc.

 

fonte: papeis Canson
Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: ShironekoEuro, photosteve101, Guudmorning!, TMAB2003