Capa de Almofada Decorada Com Decupagem

Escrito por

Estes gatinhos se deitam, sentam e brincam à vontade na sala, sem fazer bagunça. E eles moram numa linda almofada que decora o seu sofá ou cama. Aprenda como fazer.

Material

  • 1m de tecido branco Oxford
  • Retalhos de tecido estampado
  • Cola branca Cascorez
  • Recipiente para misturar
  • Cordão de São Francisco com borlas (opcional)
  • Linha de bordado Corrente cor marrom
  • Zíper branco de 50 cm
  • Agulha de bordar
  • Álcool líquido
  • Pincel para cola
  • Cola de silicone
  • Tesoura

Imprimindo e Recortando os Moldes

Imprima os desenhos dos gatos.

Naturalmente, você pode usar qualquer outro animal ou figura de sua preferência. Há muitas silhuetas disponíveis gratuitamente na internet.

capa almofada decupagem gatosA almofada que queremos vestir já tinha uma capa velha, que aproveitamos para cortar o molde – sobre o tecido dobrado. Neste caso, a capa mede 44 cm e ainda adicionamos uns 3 cm de sobra para as costuras e aplicação de um fecho.

Caso não disponha de uma capa de almofada, use estas medidas como referência para fazer seu próprio molde, usando revistas velhas ou uma folha de jornal.

capa almofada decupagem gatosTransfira cada desenho para um retalho de tecido de cor diferente, com o papel carbono.

Importante: faça isso pelo lado avesso de cada tecido.

Colando os Gatos na Almofada

capa almofada decupagem gatosVocê pode fazer termolina em casa: misture uma colher de sopa de água, 1/2 colher de sopa de álcool e duas colheres de sopa de cola Cascorez.

Use a mistura em seguida, porque o álcool evapora rápido. Essa quantidade basta para as figuras deste artigo, mas você pode produzir mais, substituindo a colher por um copo ou xícara, desde que mantenha a proporção.

Pincele termolina sobre o risco do gato. Depois de seca, você poderá recortá-lo, sem risco de desfiar o tecido.

capa almofada decupagem gatosColoque as silhuetas dos gatos sobre o tecido aberto e faça várias composições; se alguma das cores não combinar ou acontecer outro problema, agora é o momento da substituição.

Quando estiver tudo direitinho, aí sim, é o momento de colar. Passe cola de silicone nas silhuetas dos gatos pelo lado avesso, perto das bordas, e aplique onde deseja colocá-los.

Bordando um Chão para os Gatos

capa almofada decupagem gatosDepois que os gatos secaram, é hora de fazer um “chão”, para eles não ficarem flutuando no ar.

Aqui, usamos um ponto caseado, que se faz produzindo uma laçada e enfiando a agulha no meio desta (pode-se fazer também ponto corrente, que é parecido, porém mais fechado.

A diferença é que, no ponto corrente, as duas pontas da laçada ficam juntinhas).

Montando o Restante da Almofada

capa almofada decupagem gatosDobre o tecido e costure dos lados, deixando aberto o lado oposto à dobra da fazenda.

Prenda o zíper com alfinetes e depois alinhave. Quando não se consegue achar o zíper exatamente do tamanho que se precisa, a saída é comprar um que seja um pouquinho maior, cortar a ponta e colocá-la para dentro.

Observe que a das bordas do tecido da frente da almofada foi dobrada e alinhavada de modo a cobrir o zíper, como se faz com os zíperes de calças.

capa almofada decupagem gatos

A capa da almofada está pronta, mas ainda demos um “toque” de cor, aplicando cordões de São Francisco com borlas.

Você pode substituí-lo por babados, franjas, ou bolinhas, desde que estes não chamem mais a atenção que os gatinhos; afinal, trata-se de um detalhe.