São João: Caixa Porta Pipoca em EVA

Escrito por

Pipocas de festa: aonde guardar? Como servir de maneira mais alegre e criativa? Aprenda a fazer uma caixa em EVA num passo a passo bem simples.

Bolo de fubá, pinhão, rapadura, pipoca… festa junina que se preze tem que ter comilança!

E que tal deixar a mesa da festa ainda mais charmosa com esses simpáticos bonequinhos tomando conta da pipoca (ou do pinhão, amendoim, etc)? Com certeza vão fazer sucesso na sua festa!

Material

  • EVA salmão ou pele, azul escuro, marrom, laranja, estampado, vermelho, branco e preto.
  • Canetas Posca ou Sharpie de diversas cores
  • Cola incolor marca Glitter
  • Cola branca Cascorez Extra
  • Prendedores de roupa
  • Folha de papelão Duplex
  • Sacos de papel mini lanche (07,5 cm)
  • Papel carbono
  • Guardanapo (para forrar a caixa)
  • Régua de 60 cm
  • Estilete
  • Tesoura

Fazendo o Molde

Imprima e recorte os moldes.

Para baixar todos os moldes para seu computador, clique na imagem dos moldes. Fique tranquila – é seguro. Depois verifique os tamanhos e imprima-os.

O molde do corpo serve para ambos os bonecos. Já as peças de roupa foram classificadas em dois arquivos – um do menino e um da menina -, para que se mantenham na proporção quando forem aumentadas, o que dificilmente aconteceria se cada peça fosse separada individualmente.

O chapéu é igual para ambos os bonecos, mas, querendo, você pode enfeitar o da menina com canetas ou uma flor de EVA. Fica ao seu critério.

Imprima duas vezes o molde do balão. Deixe um inteiro para o contorno e corte o outro em pedaços, seguindo as linhas dentro dele. Reserve.

Recorte dos Bonecos no EVA

Risque o molde do boneco duas vezes no EVA cor de pele com um palito de churrasco. Atenção: passe a ponta do palito de leve no EVA, porque se pressionar com força vai rasgá-lo.

Ao recortar o boneco, corte primeiro em volta dele, deixando uma pequena sobra.

Depois revire a peça nas mãos enquanto recorta os contornos com cuidado (a sobra serve para segurar melhor).

E nunca deixe a tesoura fechar para não fazer rebarbas.

Risque e recorte as roupas com a mesma técnica. Não se esqueça de cortar duas vezes cada um dos sapatos. Obs: de preferência, use um tom de azul escuro para a calça, para parecer jeans.

As botinas e o cinto ficarão melhores em EVA marrom. Para deixar o vestido da menina igualzinho aos de festa junina, recorte-o em EVA estampado.

Corte a camisa do menino em EVA branco e faça o xadrez com um marcador vermelho.

Observe como as linhas do xadrez foram levemente arredondadas, para simular uma roupa de verdade vestida por alguém.

Deixe a tinta secar antes de colar, para que ela não borre.

Monte as roupas e cabelos nos bonecos, deixando por último os chapéus. Picote a parte de cima das abas dos chapéus, para parecer palha.

Fica ainda melhor se você usar EVA com textura, como este da foto. Cole as copas atrás de cada chapéu.

Pintando Detalhes do Rosto e Enfeitando os Balões

Faça os rostos e detalhes das roupas com os marcadores. Para o branco dos olhos, use caneta Posca branca ou pinte com tinta acrílica branca (mais barata).

O cinto do menino não tem molde porque é apenas uma tira de EVA marrom. Faça a fivela com um marcador de cor clara.

Corte dois balões no EVA preto com o molde inteiro.

Use o molde do balão que você cortou em pedaços para cortar pedacinhos de EVA coloridos e monte-os nos balões, procurando fazer composições bem alegres.

Deixe secar.

Depois de secos os balões, vire-os e cole palitos atrás deles.

Caixa para Pipocas

Terminados os enfeites, vamos à parte mais trabalhosa da caixa. Clique no box ao lado para baixar o molde para seu computador. Uma caixa nas proporções indicadas pelo molde (44cmX33cm) tem capacidade para 21 sacos pequenos de pipoca, pinhão, etc.

Transfira o risco para o lado escuro do papelão Duplex com papel carbono.

Corte o retângulo com estilete e régua. Depois, passe o estilete de leve em todas as marcações indicadas pelo molde, tomando cuidado para não cortar totalmente o papelão.

Dobre o papelão nos lugares que marcou com o estilete. Os cortes facilitam as dobras, sem causar aquelas antiestéticas rugas. Se sentir alguma resistência, primeiro dobre para fora pelo lado escuro, depois volte para o lado certo.

Dobraduras nos Cantos da Caixa

Você já deve ter notado que em cada canto da caixa há um quadrado atravessado por uma diagonal, certo? Pois bem, você precisa dobrar essas diagonais para dentro para formar os cantos da caixa.

Passe cola branca dentro dessas dobras que você acabou de fazer e feche-as. Cole-as por dentro da caixa e prenda com prendedores de roupa para que não saiam de seus lugares enquanto secam.

Decorando a Caixa com Motivos da Festa

Depois que a caixa estiver pronta, cole um boneco caipira em cada ponta. Se quiser, você também pode decorar a caixa com pedacinhos de EVA e marcadores coloridos, mas achamos que ela ficaria mais elegante assim, ainda mais que também há os enfeites dos balões.

Forre por dentro a caixa com um guardanapo. Além de ficar mais bonito, também é mais higiênico (pode cair pipoca dentro da caixa, e você não sabe onde o papelão esteve).

Depois que encher a caixa com os sacos, coloque entre eles os palitos com os balões para terminar a decoração. E pronto, você já tem uma caixa para segurar os saquinhos de pipoca e enfeitar sua mesa.

Trabalho Terminado!

  Você também pode imprimir os moldes dos bonecos e do balão em tamanhos maiores e fazer posteres para decorar o ambiente.

E boas festas juninas!