Receita básica de bolero para bebê, para tricoteiras iniciantes.

Esse bolerinho infantil pode ser feito em linha ou lã.

Faça no verão e repita a receita no inverno e, se quiser aumentar, use numeração de agulha 0.5/1mm maior e um fio de lã para bebê.

No passo a passo mostrado nas fotos foi utilizado um fio de algodão com viscose no tamanho para bebê até aproximadamente 04 meses.


Material:


70 gramas de fio de algodão com viscose

Agulhas de tricô: 3.5mm


Amostra:


22 pontos = 10 cm

Medidas da Peça Pronta:


Busto: 46 cm

Cava: 11 cm

Comprimento total: 23 cm

Noções básicas: leia antes de iniciar o trabalho

Ponto Meia: m

Ponto tricô: t

Aumento: faça um L com o fio e introduza a agulha direita.

Atenção: não faça laçada, pois o aumento não deve formar furinhos.

Cordão de Tricô: tricote em ponto meia no direito e no avesso

O bolerinho é tricotado todo em meia no direito e tricô no avesso, cada parte da pala é dividida por uma carreira de tricô, para ocultar os aumentos.

Cada seção terá seu número de pontos aumentado de uma só vez, colocando 50% dos pontos da seção anterior sem contar as bordas.

Assim a pala divide-se em quatro etapas: início com 50 pontos, primeira seção com 72, segunda com 102 e última com 148 pontos.

Passo a Passo:

bolerinho-bebe

1.Monte 50 pontos nas agulhas 3.5mm e tricote seis carreiras fazendo meia no direito e no avesso, para formar os cordões de tricô.

bolerinho-bebe-3

2 .Na sétima carreira, lado direito do trabalho: 4 m [2 t, 1 aumento] repita até os últimos 4 pontos, 4m (ou seja, os 4 pontos iniciais e finais formarão a borda, devem ser tricotados em meia no direito e no avesso ao longo de todo o trabalho).

Ao final, conte e deverá obter 72 pontos.

Vire e tricote, no lado avesso: 4m, tricô até os últimos 4 pontos, 4 m.

3. Tricote oito carreiras fazendo meia no direito e tricô no avesso, mantendo os 4 pontos iniciais e finais em cordão de tricô.

4. Pelo lado direito, carreira de aumento: 4m [2 t, 1 aumento] repita até os últimos 4 pontos, 4 m. (Total de 102 pontos)

Vire e tricote no lado avesso: 4m, tricô até os últimos 4 pontos, 4.

bolerinho-bebe-4

5. Tricote mais 8 carreiras.

Depois, no lado direito, tricote 4m, 3 t, 1 aumento, [2 t, 1 aumento] repita 2t, 1 aumento até os últimos 7 pontos, 3 t, 4m. (total de 148 pontos).

Vire e tricote 4m, tricô até os últimos 4 pontos, 4 m.

1
2
Edna Silva, sociológa de formação, mora em Marília no interior de São Paulo e possui longa experiência em tricô. Entre seus trabalhos: assinatura de coleção de fios de lã artesanal com tingimentos naturais produzi dos pela Fiolã, a Coleção Tricô Sem Costura; modelagem de peças para o desfile Ideal Moda Fashion e para revistas de tricô da Editora Alto Astral.