Aficcionados por festividades estão sempre procurando árvores de Natal criativas para surpreender a cada fim de ano. Para eles, e você!, selecionamos 21 ideias totalmente originais – para não dizer inesperadas – para improvisar em casa. Das mais simples às mais extravagantes, você vai se surpreender!
Árvores de Natal criativas: aposte no incomum
1. Pinheiro natalino de cabeça para baixo
Vamos começar conhecendo o potencial criativo dos próprios pinheiros. E sim, é verdade: a procura por árvores de Natal alternativas é tão grande que os próprios fabricantes começaram a explorar as possibilidades. Até de cabeça para baixo elas podem ser encontradas para vender!
Você pode improvisar em casa prendendo seu pinheiro com fios de nylon grossos em ganchinhos no teto.
2. Árvore de Natal de arco-íris
Esses pinheiros são tão diferentes que, se você quiser, poderá dispensar os enfeites. Eles são um espetáculo em si.
Se você não encontrar um desses, de arco-íris, para vender, pode arriscar fazer algo semelhante em casa. Compre um pinheiro natalino branco e pinte-o com diferentes cores usando tinta em spray.
3. Árvores de Natal criativas: pinheiro negro
O extremo oposto é uma árvore preta. Que também pode ser encontrada online ou ser pintada com tinta spray da cor.
Embora possa desanimar as crianças, ela fica absolutamente fabulosa em decorações mais minimalistas ou clean. Então se a sua casa se encaixa nesses estilos e você não tem filhos, vá com tudo.
Aqui pequenas luzinhas dão mais dimensão para o pinheiro, clareando seus contornos. E ele continua misterioso e fascinante, no melhor clima gótico suave.
4. Pinheiro, não. Cacto de Natal
Essa novidade vai para os amantes de plantas: troque seu pinheiro por um cacto! A espécie caiu nas graças de todo jardinheiro de apartamento, já que é fácil de cuidar, não ocupa muito espaço e vem em milhares de cores e formatos.
Pinheiros de Natal feitos com objetos de madeira
Pode parecer que a madeira e as folhas são, na verdade, materiais muito convencionais para um pinheiro natalino. Vamos adorar superar suas expectativas!
5. Pinheiro de ripas em duas paredes
Uma das formas mais criativas de dar dimensão a uma árvore de Natal de parede é montá-la na quebra de duas paredes. Além de incomum ele vai economizar muito espaço.
Aqui ripas de madeira horizontais foram previamente cortadas como um triângulo equilátero. Essa proporção é ideal para que, depois de dividida ao meio, cada lado da árvore não fique estreito demais.
6. Ripas de madeira para árvores de Natal criativas
Dá para utilizar as mesmas ripas de outro jeito: criando o formato de um pinheiro. Repare que as tábuas de madeira maiores são colocadas na base e, conforme cresce, as menores vão entrando.
Um fio de luzinhas e outro de festão verdinho seguem a forma em ziguezague do topo ao chão.
7. Caixotes de feira, ou palets, para o Natal
Reutilize caixotes de feira e transforme-os no seu pinheiro natalino! Além de sustentável é super conceitual – e muito barato.
Basta colocar os palets mais compridos na base e ir empilhando com menores. Ou simplesmente coloque mais caixotes na primeira fileira e cada vez menos nas de cima.
Dá para finalizar com todo tipo de enfeite possível.
8. Varões de madeira para um pinheiro de Natal
Longos varões de madeira que se unem no alto: aqui foram usados seis, para deixar o formato mais arredondado, como uma tenda indígena. Mas dá para substituir por um tripé comum de fotografia.
É para ficar oca mesmo. Você vai caracterizar um pinheiro envolvendo a estrutura com um festão bem grosso. Os presentes podem ficar sob a peça, o que só contribui para a surpresa.
9. Escada de madeira e enfeites flutuantes
O auge do estilo boho: uma antiga escada de madeira serve como base para o conceito de árvore de natal flutuante. Veja a beleza das bolas natalinas penduradas! A magia está no ar – da forma mais criativa.
Tudo o que você precisa fazer é amarrar os enfeites e deixar diferentes comprimentos de fio para serem presos no piso alto da escada.
A outra graça está no fato de ressignificar um objeto que você já tem em casa – e continuar usando-o normalmente ao longo do ano todo.
10. Galhos naturais com enfeites
Coletando alguns galhos no chão de um parque ou jardim você poderá simular a árvore de Natal de ponta cabeça que vimos antes. Só que de um jeito muito mais fácil e ecológico.
Os galhos devem ser finos mas resistentes. Una todos eles na base com uma fita e pendure-os num lugar alto: a estrutura do telhado, numa prateleira ou no bastão da sua cortina, por exemplo.
Daí em diante enfeite-o com objetos leves e pingentes. Para parecer mais natalino coloque alguns gravetos de azevinho na composição.
11. Galhos natalinos emoldurados
Também com galhos naturais você pode criar arranjos de mesa. Para surpreender pouse no móvel uma moldura vazada, sem figura, bem na frente.
12. Árvore rústica feita com galhos naturais
Galhos maiores fazem uma bela árvore para também encostar na parede. Fica maravilhoso para adicionar um toque (ou reforçar o estilo) rústico do ambiente.
Árvores de Natal criativas: sobre a parede
13. Pinheiro com trenas
Este pinheiro ainda é feito de madeira: trenas de madeira, aquelas clássicas. Mas desta vez é quase bidimensional e está preso a uma portinha.
Criações que ficam juntinhas à parede ou outra superfície vertical economizam muito espaço. Tendem a ser mais sutis, incríveis para pessoas inovadoras.
14. Árvore natalina com prateleiras porta-quadros
Prateleiras porta-quadros são frisos bem estreitos que servem de suporte para quadros. É uma alternativa charmosa aos quadros presos na parede.
Colocando o mais comprido até o mais curtinho, de baixo para cima, cria-se uma estrutura triangular como a de um pinheiro. A partir daí basta decorar com porta-retratos, guirlandas, ramos com folhas, presépios, bandeirinhas… o céu é o limite.
15. Páginas de Natal
Use páginas soltas de um livro velho e prenda-as na parede com a ajuda de uma fita dupla face. Faça no formato de triângulo isósceles, ou seja, alongado. Para delinear melhor o pinheiro use um barbante mais grosso, de modo que ele acompanhe o formato.
Se você for músico ou de alguma forma ligado a esse universo use partituras! Vai ficar muito poético.
16. Pinheiro natalino com pratos
Decoração de Natal até dentro da cozinha: um pinheiro formado a partir de pratos verdes presos na parede é visualmente delicioso!
17. Tecidos de parede como árvores de Natal criativas
Sua árvore de Natal pode seguir a febre da decoração com tecidos e bandeiras e aparecer estampada numa flâmula. Quanto maiores as medidas mais impactante vai ficar!
Se você tiver dificuldade de encontrar pinheiros em tecidos poderá encontrar uma imagem da sua árvore de Natal preferida em alta resolução na internet e mandar estampar num birô especializado em impressão.
18. Pinheiro de paetês dupla face
Ainda no quesito têxtil: adquira um pedaço grande de tecido de paetês dupla face nas cores tradicionais da ocasião. Verde e vermelho são um grande clássico, mas tons metalizados como dourado e prateado também ficam ótimos.
Agora é só cortar em formato de pinheiro e prender com tachinhas num painel de cortiça nas mesmas medidas. Assim você evita furar a parede.
O tecido de paetês dupla face permite que você crie silhuetas de bolas, estrelas, sinos e anjos. E dispensa luzinhas, porque é brilhante por natureza!
Mais árvores de Natal criativas: pinheiros natalinos alternativos
19. Árvore de Natal com balões
Você vai precisar de muitos balões e, por isso, uma bombinha de ar. Mas veja como esse pinheiro ficou lindo!
Use uma estrutura triangular (pode ser os varões de madeira ou uma escada) e amarre os balões a ela. As bexigas menores podem ser coladas às maiores.
20. Inspiração disco
Aos baladeiros de plantão, um pinheiro de globos de espelho! Adquira muitos exemplares de diferentes tamanhos e siga as mesmas dicas dadas para o pinheiro de balões.
As disco balls fazem um visual super chamativo e extravagante; ainda assim, clean.
21. Árvore de Natal da moda conceitual
Os fashionistas, sempre à procura de looks diferentes, podem vestir um manequim de costura para o Natal para representar o tradicional pinheiro. Uma saia com galhos acompanha um tipo de estola de juta, arrematado por um laço de presente.
Genial!