Brinquedos e Brincadeiras para Crianças

Escrito por

Como ocupar o tempo livre das crianças durante as férias, feriados e finais de semana de clima mais frio? Afinal, o inverno pode limitar as atividades externas. Mas com materiais simples, é possível entretê-las fazendo seus próprios brinquedos. Veja algumas ideias.

Brinquedos com Palitinhos de Sorvete

peixe de palito de sorveteSim, clima frio também é época de sorvete! Os italianos, por exemplo, o consomem o ano todo. No Brasil, o picolé é um clássico que pode ser encontrado em padarias e supermercados e ser levado para casa, para o lanche das crianças.

Com o palitinho lavado é possível fazer alguns objetos divertidos. Que tal pintá-los de cores diferentes, pssar cola num dos lados, cruzá-los e fazer um peixinho para pendurar na maçaneta ou mesmo no teto, como um móbile?

Utilize olhos móveis – aqueles redondinhos com círculos pretos que se mexem – para arrematar a criação.

Você pode fazer olhos móveis com invólucros de aspirinas: remova totalmente o revestimento de alumínio e recorte bem rente à borda.

Coloque dentro miçangas e cole atrás pedaços de papel cartão branco.
Depois de secos, é só recortar e colar.

personagens palito de sorveteOutra sugestão é fazer um teatrinho com personagens feitos a partir dos palitos. Basta pintá-los com cores que combinem com eles e fazer suas cabeças com pedaços de tecido, barbante, olhinhos móveis bem miudinhos, feltro, papel.

Eles substituem os famosos dedoches. Se quiser incrementar a criatividade, providencie uma caixa grande, faça um recorte retangular numa das metades de uma das faces e crie um “palco” de teatrinho, dos tipos de fantoche.

Deixe que as crianças decorem o palco com canetinhas coloridas, adesivos, glitter, fitas e o que mais elas quiserem.

Artesanato Lúdico com Garrafas PET

boliche de garrafa petQue tal fazer um boliche inteiro com garrafas PET? Pode ser um de porte normal, com dez garrafas de refrigerante de dois litros, ou um míni boliche, utilizando garrafinhas de 300ml de água mineral.

As garrafas podem ser inteiramente pintadas de cores diferentes e decoradas com fita adesiva de PVC colorido. No caso das transparentes incolores, amasse papel de seda de diferentes cores e coloque-os dentro de cada uma delas.

A bola pode ser qualquer uma que a criança já tenha.

biboque teia aranhaOutro item divertido que pode ser feito a partir de uma garrafa PET é um bilboquê. Basta cortá-la alguns centímetros a partir do gargalo, amarrar um barbante nele e a própria tampinha na outra extremidade.

Aqui, a garrafa PET pode ser substituída por um funil. Em ambos os casos, decore o corpo do bilboquê com pintura, cola decorativa ou adesivos.

Material Orgânico para Criação de Artesanato

estampa em tecido com maçãSe o clima permitir, saia com as crianças para catar folhas velhas perto de casa ou comprar maçãs ou peras num mercado próximo. Esses itens orgânicos poderão fazer a alegria dos pequenos.

O material coadjuvante pode ser tinta acrílica, guache ou para tecido; pincéis; e tela, papel canson ou uma camiseta lisa.

Oriente a meninada a passar uma camada de tinta sobre a superfície da folha, ou na metade cortada da fruta, e carimbá-la no material desejado. Espere secar e, então, promova uma exposição com as obras de arte feitas! Ou um desfile de moda com as roupas pintadas.

Outros Materiais na Criação de Brinquedos

binoculoRolinhos de papel higiênico são super versáteis e permitem várias criações.

Uma das mais populares é unir dois deles com cola ou fita adesiva e fazer um binóculo. Eles podem ser decorados de diversas maneiras criativas.

As brincadeiras de aventura ficarão ainda mais estimulantes!

labirinto na caixa de sapatoCom canudos é possível criar um labirinto dentro de uma caixa de sapatos.

Basta colá-los no fundo, formando caminhos falsos e um real. Faça um recorte no final dele para servir de saída e jogue uma bolinha de borracha ou de gude lá dentro.

Movimente a caixa de modo que ela role em direção à saída, sem ficar presa em caminhos fechados.