Dicas para Começar na Arte Japonesa do Bordado Sashiko

O bordado sashiko nasceu da filosofia japonesa do não desperdício, ou mottanai. Seus pontos são simples e eram utilizados para reforçar roupas desgastadas, fazendo-as durar mais tempo. Mas foi mais longe, incorporando formas geométricas e da natureza ao seu repertório. Saiba mais sobre esse bordado super tradicional.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]A História do Bordado Sashiko[/h2]

bordado sashiko
Sashiko costurando um boro

Sendo um arquipélago isolado e com recursos naturais limitados, o Japão prima por uma cultura de enaltecimento da natureza e do reaproveitamento de tudo o que é possível. Inclusive roupas.

O bordado sashiko nasceu da contínua necessidade de remendar trajes e ir transformando-o em outros objetos com o passar do tempo. Um lindo quimono roto poderia se transformar em almofadas, depois em tapetes, até chegar ao pano de chão, por exemplo.

A utilização de remendos originou o boro, espécie de patchwork também muito tradicional. Tudo era costurado com esse bordado funcional.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Características do Bordado Japonês[/h2]

bordado sashikoO sashiko é um bordado rápido, descomplicado – bem clean. Minimalista como o próprio Japão! Prova disso é o fato de que os pontos são feitos num tecido de uma só cor, principalmente o índigo, com linha branca.

É lógico que as cores podem variar. Mas o aspecto bicromático, ou seja, de duas cores apenas, é marcante. O efeito costuma ser delicado e simétrico.

O tecido clássico é o algodão. Mas hoje em dia a técnica se modernizou e aceita, sem problemas, a seda, a lã, o jeans e até mesmo o feltro.

bordado sashikoAtualmente qualquer fio para bordado é bom para o sashiko. Procure agulhas mais compridas para poder carregar vários pontos nela antes de puxá-la.

O ponto sashiko é trabalhado como a de um ponto corrido básico. Contudo o espaço entre cada ponto deve ser a metade do comprimento de um ponto cheio.

Ou seja, os pontos são mais longos (de 2 a 3 mm de comprimento) e as folgas são metade do tamanho dos pontos.

Eles também não devem se tocar: na hora de fazer o canto ou ponta, deixe um pequeno espaço aberto, onde as linhas normalmente se encontram. Além disso, ao trabalhar em um padrão onde as linhas se encontram, evite que os pontos se cruzem.

No sashiko o avesso é tão importante quando o direito. Não há, por exemplo, nozinhos no outro lado do tecido.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Bordado Sashiko e seus Motivos[/h2]

Como já mencionamos o bordado japonês traz imagens gráficas ou ligadas à natureza (flores, ondas, bambus, nuvens, libélulas, etc). Isso é feito a partir de um motivo base, que serve de guia.

Ele pode ser moyōzashi, no qual o padrão é criado utilizando-se longas linhas que percorrem o tecido (figura 1) ou hitomezashi, em que os padrões emergem do cruzamento de linhas, formando grades (figura 2).

bordado sashiko

Os riscos do sashiko são incontáveis e o mercado está repleto de moldes e réguas para passar para o tecido e ordenar melhor o trabalho.

O sashiko se tornou um elemento da indústria têxtil e da moda mundial. Até a camisa oficial da seleção de futebol do Japão, usada na Copa do Mundo, em 2016, trazia o grafismo do sashiko.

Postado por
FazFácil
Equipe especializada em arquitetura, reforma, design, jardinagem, consumo e cultura.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...