Mundialmente conhecida como “modelling clay”, a argila profissional, ou “clay”, é uma massa de modelar à base de óleo. Você pode criar qualquer tipo de modelagem que você quiser, desde a de um chaveiro até uma escultura em tamanho natural de uma pessoa. Tudo o que você precisa é de imaginação![clear]
Existem algumas massas de modelar escolares que também são à base de óleo. Elas não são as mais usadas pelos profissionais da escultura ou animação stop motion.
Existem, inclusive, argilas à base de óleo. A maioria das marcas de clay profissional é importada.
[h2 type=”2″ width=””]O Trabalho com Argila Profissional Clay[/h2]
A argila é bastante comum no Brasil. É um material barato que pode ser usado de produtos cosméticos à esculturas. No entanto a argila certa para moldar objetos profissionalmente é à base de óleo. Se assemelha à massinha de modelar infantil.
Ela pode ser encontrada em diferentes cores, tais como vermelha, branca, amarela ou verde. Ou então pode-se pintar e customizar de acordo com a vontade do artesão.
É possível criar desde um objeto básico até fazer uma estátua realista. Tudo depende da técnica.
A diferença entre a argila e a cerâmica é que a primeira atua como material principal. Ou seja, não é preciso misturá-la a nenhum outro item. Além disso ela seca naturalmente, apenas em contato com o ar. A cerâmica já requer o processo de queima.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas para Esculpir com Argila Profissional[/h2]
Busque uma superfície bem lisa e limpinha, não porosa. Retire da embalagem apenas a quantidade de massa que precisar. Se necessitar de mais, retire aos poucos. Guarde o resto bem embalado, para não secar antes de ser usado.
Amasse a argila antes de começar a esculpir. Assim você a esquenta um pouco, o que facilita o trabalho. Quando terminar, coloque-o para secar numa superfície sem porosidade. De preferência longe da poeira e da umidade.
Ela demora cerca de 24 horas para ficar totalmente seca.
[h2 type=”2″ width=””]Vídeos: Trabalhos Usando Oil Clay[/h2]
Parte 1: Como aplicar o clay sobre uma forma
Parte 2:
Parte 3:
Parte 4:
Parte 5:
Parte 6:
Parte 7:
Parte 8:
Parte 9: