O Melhor Tear para Começar a Aprender Tecelagem

A arte da tecelagem é apaixonante e você resolveu aprender. Mas qual o melhor tear para iniciantes? A gente responde para você.[clear]

A resposta mais honesta a esta pergunta é que qualquer tear, seja ele de pregos, de tricot, de papelão, pente liço ou tear de  pedal, é perfeito para quem quer aprender tecelagem.

Claro, há de se levar em consideração o grau de dificuldade de cada tipo. Mas isso não é impedimento algum para qualquer pessoa que de fato deseje aprender.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Grau de Dificuldade e Custo com Equipamentos[/h2]

aula-teares-pedalNa região do Triângulo Mineiro, por exemplo, os teares de pedal são por vezes centenários, passados de família para família.

Era comum que as meninas, bastante novas, aprendessem a compreender os repassos e a tramar com suas mães e avós.

Mas se você não teve a sorte de herdar um tear de pedal, o custo com equipamento também deve ser levado em consideração.

Um tear de pedal novo  de 0,80 m de largura, por exemplo, se torna mais caro quanto maior for a largura.

Além disto, há ainda custos com fios e outros acessórios necessários.

Para os teares de pente liço, os custos podem variar dependendo da largura e material (MDF costuma ser mais barato), além de despesas com acessórios e fios.

Em contrapartida, um tear de pregos quadrado,  por exemplo, pode sair bem mais em conta.

Além de pequeno e leve, a simples combinação de cores pode render trabalhos muito interessantes.

O tear de tricô,   também muito simples de ser utilizado, pode sair por menos de R$ 10,00; unido a uma agulha de crochê (necessária para tirar as alças dos pregos) e 2 ou 3 novelos, você já tem um cachecol. [clear]

[h2 type=”2″ width=””]Você Pode Fazer seu Próprio Tear[/h2]

tear papelaoEntretanto, nem tudo são gastos astronômicos. É possível baratear os custos com equipamento, fazendo seu próprio tear. A versão em papelão, por exemplo, sai a custo zero: uma tampa de caixa de sapatos pode servir.

Quer um tear de pregos? Você pode fazer como eu fiz, quando comecei: comprei uma moldura de madeira, larga, marquei os locais dos pregos e eu mesma os preguei.

Pronto! Tinha um tear de 60 x 70 cm, ao custo de um de 30 x 30 cm. E ainda provei que sabia manejar uma furadeira!

Fiz, ainda, uma versão em isopor. Comprei uma folha de isopor grosso e marquei as posições do que seriam os pregos. Mas ao invés deles, usei alfinetes. E não é que deu certo?[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Tutoriais Grátis para Aprender a Usar um Tear[/h2]

Para aprender a utilizar um tear, nada como a Internet: procure, pesquise em blogs, informe-se. O YouTube é nosso grande aliado, acredite!

Se há cursos disponíveis em sua cidade, cadastre-se –  muitas vezes custam somente o material usado. Não havendo esta possibilidade, vários artesãos oferecem apostilas que podem ser enviadas via correio ou email.

prazer-de-tecer

Não importa a maneira como deseja começar a aprender tecelagem. Tenha em mente apenas uma coisa, que no fim, é a mais importante de todas: ela serve como fonte de renda, sim. E fonte de renda importante para muitas pessoas, dentre as quais me incluo.[

No entanto, antes de mais nada, é preciso se divertir e relaxar. Assim como outras formas de artesanato, a tecelagem nos leva a uma leveza mental e espiritual – totalmente necessária nos dias de hoje, não concordam?

Compartilhe
Picture of Claudia Rizzi
Claudia Rizzi
Professora universitária, artesã desde 2008, com publicações no site Revista Artesanato, e na revista Guia Básico do Tear Manual (2012). Embora seja admiradora da tecelagem complexa e seus desenhos, é na simplicidade e versatilidade dos teares de pregos a fonte onde busca inspiração para os mais variados trabalhos, que podem ser vistos em seu site Juntando Linhas e Trapos (http://www.juntandolinhasetrapos.com). Possui também um blog - Universo em Tramas (http://universoemtramas.blogspot.com), no qual descreve suas aventuras em tecelagem manual.