Aprenda a Fazer um Engradado em MDF

Escrito por

Vamos ensinar a fazer uma caixa tipo engradado, em MDF, para transportar as garrafas de bebida. O passo a passo é simples e você poderá dar de presente.

Com o MDF é possível criar uma caixa mais resistente, sem o risco de quebrar o fundo, as laterais ou até mesmo as divisórias. Além de ser menos pesada do que a madeira.

Materiais

Para Confecção da Caixa:

  • Restos de MDF de 9 mm, adquiridos em marcenarias;
  • Cola de contato para MDF;
  • Prego nº 10 sem cabeça;
  • Seladora para aumentar a durabilidade do material;
  • Verniz para um acabamento brilhante.

Para Confecção do Engradado:

  • Compensado de 6 mm, adquiridos em marcenarias;
  • Seladora para aumentar a durabilidade do material;
  • Verniz para um acabamento brilhante.

Para Abrir as Garrafas:

  • Cordão encerado;
  • Fecho mosquete;
  • Abridor.

Medidas

Se você não possuir uma serra de bancada, será necessário levar em uma marcenaria para que um profissional corte com as medidas exatas. Afinal, com outro tipo de serra não existe a possibilidade dos cortes saírem com exatidão. O MDF é resistente, porém delicado.

Lateral Maior (Suporte da Alça)

engradado mdfBase de 26 cm pela altura total de 40 cm, sendo que esse retângulo deve ser recortado a partir da base, com laterais de 18,5 cm afunilando em um triangulo de 24,5 cm, fechando num corte de 2 cm onde será colocada a alça (2 vezes essa medida).

Lateral Menor (Entre Laterais Maiores)

engradado mdfBase de 24 cm por 15 cm de altura (2 vezes).

Divisórias das Garrafas

engradado mdfCompensados de 24 cm de comprimento por 14 cm de altura (4 vezes).

Cada parte de compensado terá um corte de 6 mm de largura com a altura de 7 cm, com a distância de 7, 5 cm entre cada corte.

Alça

engradado mdfUm pedaço de madeira peroba rosa de 24 cm por 2 cm de diâmetro, com corte sextavado para melhor adaptação da mão.

Fundo

engradado mdfUm quadrado de 24 cm por 24 cm.

Preparando as Partes de MDF

engradado mdfCortadas todas as medidas exatas começa-se o preparo das partes em MDF.

Passe com um pincel macio uma camada de seladora, deixando secar por duas horas, não sendo necessário uma segunda mão.

engradado mdfQuando a seladora estiver bem seca, lixar todas as peças com uma lixa para madeira nº 360, de preferência.

Depois de lixado e retirado todo o pó da madeira, vem a parte de passar o verniz na madeira, que vai dar um melhor acabamento para a peça.

Com uma lata de verniz spray brilhante, numa distância de mais ou menos 15 cm, pulverize totalmente a peça. Deixe secar em local arejado por mais ou menos duas horas.

Montagem do Engradado em MDF

engradado mdfColoque uma das partes frontal deitada sobre a bancada. Passando a cola de contato, cole bem rente nela as duas laterais menores, segurando por alguns segundos.

O próximo passo é a colagem do fundo da caixa. Passe a cola de contato nas laterais menores e na frontal já colada. Então cole bem rente o fundo, segurando por alguns segundos, para que a colagem fique perfeita.

Para finalizar a caixa, vire-a com a parte frontal já colada para a bancada e isso facilitará a colagem da outra parte frontal.

Passando então a cola de contato nas duas laterais menores e no fundo, cole bem rente, segurando alguns segundos para que nada saia do lugar.

engradado mdfPara a montagem do engradado, pegue as quatro partes do compensado e encaixe uma na outra, formando um quadrado com nove divisórias.

Formado o quadrado com nove divisórias, coloque-o dentro da caixa, que vai entrar bem rente. Por isso deve ser forçado um pouco para sua colocação.

Isso fará com que as garrafas fiquem adequadamente acomodadas, aproveitando o momento para colar a alça.

engradado mdfApós todo esse procedimento de montagem e colagem, vem a parte de reforçar a caixa com pregos nº 10 sem cabeça ao redor da caixa e fundo, bem como a alça.

Na hora de pregar os pregos ter bastante sutileza para que não rache o MDF. Dessa forma foram usados em média cinco pregos em cada lateral do fundo e nas laterais frontais foram utilizados em média três pregos.

Finalizando o Engradado

engradado mdfAinda foi feito um reforço pregando um prego em cada lateral da alça.

O abridor para esta caixa pode ser o fixo que é parafusado na própria caixa em uma das partes frontais. Ou ainda pode ser utilizado um abridor móvel.

Para esta peça foi usado um abridor móvel preso a um cordão encerado com acabamento em fecho mosquete. Isso facilita sua retirada quando não estiver em uso.

O cordão deve dever conter mais ou menos 30 cm para que se possa abrir as garrafas fora da caixa. Isso evita que as tampinhas caiam dentro da caixa.

E aí está a caixa de transporte em MDF que serve tanto para garrafas de 355 ml ou garrafas de 600 ml.

engradado mdf

Essa peça é bastante útil e manterá seus vasilhames seguros evitando que se quebrem ao transportar.

Autoria: Claudemir Rodrigues é encanador e em suas horas vagas gosta de se dedicar a trabalhos de marcenaria ou a bricolagem.