Passo a Passo para Almofada de Retalhos

Escrito por

De cada nova criação sobram – e acumulam – retalhinhos. Agora eles podem fazer o charme de algumas peças, utilizando a criatividade e a liberdade como expressão.

Aquele monte de panos e sobras de tecidos utilizados na costura podem virar qualquer coisa. Neste passo a passo, tenho a honra de mostrar essa maravilhosa união, formando uma almofada feita de reciclagem de retalhos.

Vamos confeccionar uma almofada quadrada com quadradinhos de retalhos. Então, mãos à obra!

Material

  • A base de nosso trabalho desta vez são as sobras de tecidos guardadas;
  • Tesoura;
  • Linha;
  • Máquina de costura
  • Manta acrílica

Medidas dos Retalhos

As medidas deste passo a passo são bem simples: neste caso foram utilizados quadradinhos de tecido com a medida de 5 cm por 5 cm. Porém, podem ser maiores se desejar, como também podem ser retangulares.

A medida do quadradinho de tecido e a quantidade escolhidos vão determinar o tamanho da almofada.

Modo de Fazer

Foram recortados vários quadrados na medida indicada e separadas em 7 grupos de 7 para que não se perca o momento de parar as emendas.

almofada retalhos

 

Costurar os quadrados de tecido separados (direito com direito) de modo a formar uma tira de retalhos.

almofada retalhosEssa fase exige um pouco de paciência para costurar esses paninhos, e assim devem ser costurados todos os 7 grupos de 7 tecidos separados gerando 7 tiras.

As tiras devem ser unidas formando um quadrado maior, como se vê na foto.

almofada retalhosChegou a hora de deixar o quadrado formado com a cara de uma união de retalhos.

Nesse momento, mede-se o quadrado formado na manta acrílica para que se possa recortar um quadrado de manta do mesmo tamanho que será utilizado como base para o próximo passo.

almofada retalhos

A união da manta com o quadrado de retalhos foi feito com o ponto zigue-zigue em todas as emendas de costura que acabou por destacar a união dos retalhos.

almofada retalhos

 

Agora vamos elaborar a 2ª parte da almofada, cada uma com suas particularidade de cor e organização.

almofada retalhos

 

Veja como fica bonitinho o verso costurado com a manta!

almofada retalhos

 

Unir as duas partes pelo lado direito com o lado direito, costurando em todos o contorno, deixando uma abertura confortável por onde será feito o enchimento.

almofada retalhos

Assim, ao desvirar a almofada, utilizar um objeto pontiagudo, que pode ser um lápis, uma caneta para que se possa fazer os cantinhos ficarem corretos.

almofada retalhosPara o enchimento da almofada, também foram utilizadas sobras de tecido e manta até a fofura desejada, reaproveitando assim outras sobras guardadas.

Depois de cheia, fechar a abertura costurando à mão.

 

A harmonia dos paninhos tecidas numa trama interessante, deixa o gostinho de elaborar mais e mais peças.

almofadas
Os paninhos não desperdiçados traz ainda a questão da sustentabilidade com a beleza e o charme através das cores. Até a próxima!